Timbé do Sul divulga regulamentação de cadastramento de produtores rurais e agricultores familiares para o Cadastur
Setor faz campanha direcionada para que todos os estabelecimentos turísticos, produtores rurais e agricultura familiar possam aderir ao Cadastur, trazendo diversos benefícios ao turismo.
Timbé do Sul/SC
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura está na ativa convidando todos do trade turístico ao fazerem parte do Cadastur. Nesta semana mais uma novidade: os produtores rurais e agricultura familiar podem se enquadrar neste programa em que recebem os mesmos benefícios dos cadastrados no setor turístico.
Não perca a chance de se cadastrar no Cadastur e usufruir de todos os benefícios que o programa oferece. Procure a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, localizada no pórtico do município, na BR 285, ou pelo (48) 99180-1605.
Benefícios ao fazer parte do Cadastur
Segundo o Ministério do Turismo, o Cadastur é crucial para formalização, organização, segurança do setor que, consequentemente, oferecerá benefícios como financiamento e qualificação.
Além disso, o estabelecimento cadastrado possui maior credibilidade, segurança ao turista, normas de padrões estabelecidos pelo Ministério do Turismo, oportunidade de negócios, facilidade nas linhas de crédito de programas de qualificação oferecidos pelo Governo Federal, impulsionando o desenvolvimento do setor.
Em Timbé do Sul o turismo tem se destacado com a divulgação do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, pavimentação da BR 285 – Serra da Rocinha sendo concluída e empreendimentos que visam o local como oportunidade de renda.
Muitos destes já se cadastraram e tem ganhado grande visibilidade. Um exemplo é o Camping e Pousada Monte Suíço. O estabelecimento é um refúgio com acesso total a natureza e visão para a Serra da Rocinha. O proprietário viu no espaço uma oportunidade de negócios. Engenheiro Ambiental, Renê Dornel trabalhava com abelhas e decidiu investir no turismo por acreditar no potencial de Timbé do Sul. “Sempre visei o turismo e trabalhar no campo de forma sustentável. Procurei me cadastrar no Cadastur porque queria me regularizar, abrir novas portas pelos benefícios que traz”, declarou o empreendedor.
O local, que abriu há aproximadamente um mês, possui espaço com cabana para locação, camping, picnic, cozinha e banheiro para acampamentos, além do dayuse. Além disso, o Camping e Pousada Monte Suíço possui espaço próprio para realização de festas, confraternizações e estacionamento para veículos como motorhome, dentre outros. “Quero parabenizar este empresário visionário, que entendeu que o Cadastur não é apenas um registro formal — é um selo de credibilidade, segurança e compromisso com o turismo de qualidade. Ao se cadastrar, ele se alinha com as melhores práticas do setor, abre portas para parcerias e incentivos e fortalece o turismo não só do próprio negócio, mas de todo o nosso município. Que o exemplo dele inspire outros empreendedores a também fazer parte desse movimento que transforma o turismo local em uma referência nacional”, salientou o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul, Edemilson Mondardo.
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul, além da campanha do Cadastur, apresenta benefícios aos cadastrados como acesso a fotos exclusivas de Timbé do Sul, em alta qualidade, divulgações nas redes digitais e parceria com divulgações através da assessoria de comunicação. “Nossa intenção é cadastrar o maior número de estabelecimentos para que possamos ter o selo e sermos vistos como uma Empresa Legal, dentro da legalidade e destino turístico de credibilidade. Assim, consequentemente, nossa colocação aumentará no Mapa do Turismo e diversos recursos virão, direcionados aos cadastrados”, explicou a agente da Secretaria de Turismo, Ana Paula Rocha.