O ex-vereador do PL Hélio de Mello, de 55 anos, foi preso nesta quinta-feira (9) após se apresentar voluntariamente à polícia em Guarapuava, na região central do Paraná, conforme informou o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Foragido até então, Mello foi encaminhado para a Penitenciária de Guarapuava após a apresentação.
Ele foi denunciado à Justiça por seis crimes sexuais diferentes cometidos contra pelo menos 12 crianças e adolescentes a quem ministrava aulas em Irati, também no centro do estado. A denúncia do MP-PR descreve 28 episódios criminosos relacionados às condutas investigadas.
Hélio era professor em uma escola estadual da zona rural e ocupava o cargo de vereador há cerca de 20 anos. Ele deixou ambas as funções entre agosto e setembro de 2025, no decorrer das investigações.
Em nota, o advogado Ricardo Mathias Lamers declarou que o cliente “sempre esteve à disposição das autoridades, conforme comunicou formalmente no curso das investigações”.
O defensor acrescentou que, “tão logo tomou conhecimento pela imprensa da existência de um mandado de prisão, compareceu para que a ordem fosse cumprida”.
De acordo com a Polícia Civil, Hélio de Mello responde pelos crimes de:
- estupro de vulnerável;
- importunação sexual;
- assédio sexual majorado;
- favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente;
- satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente;
- crime equiparado à produção de pornografia envolvendo criança ou adolescente.
Segundo o Ministério Público, os crimes teriam ocorrido desde pelo menos 2017, envolvendo vítimas com idades entre 11 e 17 anos.