É nesta segunda-feira: VI Festival Nacional de Teatro Revirado abre com as peças: “Moby Dick e os caçadores de Baleia” de São Paulo e, Boi de Mamão de Içara, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma

O VI Festival Nacional de Teatro Revirado começa nesta segunda-feira,(13), com apresentações no Teatro Elias Angeloni em Criciúma. A abertura oficial será com o espetáculo “Moby Dick e os caçadores de Baleia – Cia de 2 de São José dos Campos (SP), às 19h30 no Teatro Elias Angeloni. A peça conta a história de três palhaços marinheiros, à deriva em alto mar, relembrando as histórias de seu capitão Ahab, cuja sede de vingança os levou a uma jornada perigosa com um único objetivo: caçar Moby Dick, a baleia que arrancou sua perna e o arrastou para as profundezas do mar. Uma apresentação especial do Boi de Mamão, da Apae de Içara, será realizada às 19h. As apresentações são gratuitas e os ingressos para as peças da noite, no Teatro Elias Angeloni podem ser retirados pelo Minha Entrada, no teatro antes do espetáculo ou ainda no link da bio do Instagram do @cirquinhodorevirado.
. No mesmo dia, as crianças e adultos podem prestigiar as apresentações da peça “Miguel, o Cavalivreiro”, da Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul (SC), às 9h e às 14h no teatro. O texto fala de um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros, onde o idioma tinha um vocabulário reduzido a termos de trabalho apenas, havia um enorme dragão ignorante que escravizava as pessoas e as obrigava a satisfazerem as suas mais absurdas vontades. Até que um dia, o curioso é o valente menino Miguel resolveu enfrentar o monstro com um “artefato” muito poderoso: o conhecimento. Os espetáculos da manhã e tarde não precisam de ingressos. A classificação é gratuita e todas as apresentações contarão com intérprete de Libras. Toda programação pode ser acompanhada no @cirquinhodorevirado @artesrevidadas.
“São temáticas envolventes, com uma linguagem didática e criativa para crianças e adultos”, comenta a atriz e organizadora do Grupo Revirado, Yonara Marques.
O evento será realizado de 13 e 18 de outubro de 2025 em Criciúma e região. Serão 31 apresentações gratuita envolvendo 11 grupos do Brasil e Argentina, distribuídas em diferentes espaços da cidade — como o Teatro Elias Angeloni, Praça Nereu Ramos, escolas municipais e o Clube União Operária (OPEPA). Mantendo sua proposta de descentralização, o Festival também chega a Urussanga, Morro Grande, Balneário Rincão e Içara, levando espetáculos a diferentes públicos.
Confira a programação de toda semana:
Terça-feira • 14/10
Teatro Elias Angeloni
9h e 14h – Moby Dick e os caçadores de Baleia – Cia de 2 (São José dos Campos/SP)
Idade Sugerida: 08 a 15 anos
19:30 h – Revista Íntima – Cia La Vaca (Florianópolis/SC)
Classificação indicativa 16 anos
Praça Nereu Ramos – Criciúma
12h30 – Soledad: Peça de Agitação – Cia Embróglio – (Florianópolis -SC )
Teatro Elias Angeloni
Quarta-feira • 15/10
Teatro Elias Angeloni
9h e 14h – Emaranhada – Emaranhada Produções (São Paulo/SP)
Categoria: Livre
20h – Um Musical de Palhaças – Cada Uma com Seu Quadril – As Marias da Graça (Rio de Janeiro/RJ)
Classificação indicativa: 09 anos
IFSC Criciúma
10h – Demonstração Performática das Máquinas – Luciano Wieser – Grupo De Pernas Pro Ar – (Canoas RS)
15h – A última invenção – De Pernas pro Ar (Canoas/RS)
Classificação Indicativa 12 anos
Urussanga
11h – Jerônimo Show – Circo Caramba (Americana/SP)
14h – Yoyo – Sebastian Godoy (Argentina)
Balneário Rincão (APAE)
9h e 13h15 – Você Lembra? – Trupe DUM
Quinta-feira • 16/10
Teatro Elias Angeloni
9h e 14h – Bem Debaixo do Nariz – Damião e Cia (Campinas/SP)
Idade sugerida: 06 a 13 anos
20h – Um Pé de Quê? – Grupo Cirandela (Criciúma/SC)
Classificação: Livre
Urussanga – Salão Paroquial da Igreja Matriz
9h e 14h – Yoyo – Sebastian Godoy (Argentina)
Idade Sugerida 07 a 14 anos
Roda de Conversa – Teatro Elias Angeloni
16h – O fazer teatral nos sertões: dramaturgias e estéticas, com Lourival Andrade
Sexta-feira • 17/10
Teatro Elias Angeloni
10h e 14h – Borboleta – Cia Mútua (Itajaí/SC)
Classificação Livre
19:30 h – A última invenção – De Pernas pro Ar (Canoas/RS)
Classifcação:12 anos
Morro Grande
10h e 14h – Jerônimo Show – Circo Caramba (Americana/SP)
Criciúma OPEPA – Clube União Operaria – Criciúma
15h30 – Força das Yabás – Grupo Pertença (Florianópolis-SC)
Sábado • 18/10
Criciúma – Praça Nereu Ramos
10h30 – Jerônimo Show – Circo Caramba (Americana/SP)
Classificação Livre
O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado e pelo Ponto de Cultura Artes Reviradas, com parcerias das prefeituras de Criciúma, Urussanga e Morro Grande, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Criciúma e do Clube União Operária (OPEPA). O projeto é viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal via Política Nacional Aldir Blanc, além de emenda parlamentar da deputada estadual Luciane Carminatti. Nesta edição.
Mais Informações com Reveraldo Joaquim organização do Festival ( 48) 9644-1849 e Yonara Marques organização do Festival no ( 48) 9653-1309.