A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), por meio da Coordenação de Turismo e Cultura, realizou ao longo deste ano uma grande mobilização regional para a construção do primeiro Banco de Imagens Profissionais da Região Caminho dos Canyons. O trabalho contou com a parceria do fotógrafo Sander Trento, renomado por seus registros de paisagem e cultura em diversos destinos brasileiros.

A iniciativa percorreu os 15 municípios da AMESC, captando cenas do cotidiano, patrimônios culturais, belezas naturais e atrativos turísticos, com o propósito de fortalecer a identidade visual regional e qualificar a divulgação institucional de cada cidade.
Segundo o coordenador de Turismo e Cultura da AMESC, Jorge Scandolara Jr, a ação marca um novo momento para a região: “Pela primeira vez teremos um banco de imagens profissional, completo e representativo de todos os nossos municípios. Isso permite que cada gestão municipal tenha fotos de alta qualidade para promover seus atrativos e fortalece a marca Caminho dos Canyons em âmbito estadual e nacional”.
Para o fotógrafo Sander Trento, o projeto foi também uma oportunidade de valorização do território. “A região da AMESC é rica, diversa e visualmente única. Registrar esses cenários e entregar materiais profissionais para uso público é contribuir diretamente com o desenvolvimento e a projeção dessa parte do estado”.
O novo acervo será entregue aos municípios nas próximas semanas, já em alta resolução e com direitos de uso liberados para fins institucionais, turísticos e culturais.
Além disso, a AMESC já anunciou que, em breve, será realizada uma exposição fotográfica aberta ao público, apresentando os melhores registros produzidos durante o projeto, reforçando a importância da preservação, valorização e promoção do território Caminho dos Canyons.

A ação integra o planejamento estratégico da Coordenação de Turismo e Cultura da AMESC e consolida mais um passo no fortalecimento da comunicação regional e no incentivo à profissionalização do setor turístico.